Boletim Informativo
Número: 71
01/11/2007

Núcleo de Controle Interno já está pronto para funcionar

Maior tranqüilidade para as cooperativas singulares e credibilidade para os cooperados

De acordo com a Resolução do Banco Central 3.380/06, todas as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen, inclusive as cooperativas de crédito singulares, devem implementar uma estrutura de gerenciamento de risco operacional até 31 de dezembro deste ano.

A Central conta com 18 cooperativas, o que significaria o recrutamento e treinamento de pessoal para 18 Núcleos de Controle Interno, o que geraria um grande dispêndio de tempo e de dinheiro. Pensando em uma forma de centralizar as decisões, diminuir o número de funcionários e, principalmente, reduzir os gastos das singulares, a diretoria Executiva do Sicoob Central DF apresentou ao Conselho de Administração - que foi aceita - a proposta de criação de um Núcleo apenas, instalado dentro da própria Central para cuidar de todas as 18 cooperativas filiadas.

Segundo Miguel Oliveira, essa iniciativa foi muito bem recebida por todas as cooperativas, dessa forma será possível acompanhar a rotina de cada uma, analisando se estão seguindo as normas e regras dos manuais e estatutos dos conselhos, evitando, assim, erros e prejuízos nas operações das mesmas. “A implementação dessa estrutura unificada reduzirá os custos relacionados às áreas de controle das filiadas e assegurará independência, visto que, na maioria delas a função de controle interno vem sendo exercida por profissionais da área administrativa, operacional ou financeira”, explica.

Para isso, a Central recrutou quatro agentes para o Núcleo como uma forma de aproveitar talentos com experiência exercida dentro das próprias instituições. Para coordenar foi chamada a funcionária Karla Dourado, que já fazia parte do Setor de Controles Internos da Central, Guilherme Augusto Silva, também do mesmo setor e, Limber Nabucodonosor, do Setor de Controladoria da Central. Foram trazidos Jonilson Teixeira, do Controle Interno da Credisutri e, Cileane Arruda, agente de Controles Internos da Crediembrapa. “A estrutura já está formada, os funcionários do Sicoob estão sendo treinados e, em 31 de dezembro estaremos prontos para atuar”, garante Miguel Oliveira

A Central apóia o Cooperacriança em comemoração ao
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

A Confebrás e o Sicoob Central DF promoveram nos dia 30 e 31 de outubro o 5º Cooperacriança, que contou com apoio da OCDF e das cooperativas de crédito do Distrito Federal. Foram beneficiadas mais de mil crianças. Nessa terça-feira (30/10), cerca de 200 crianças portadoras de necessidades especiais foram levadas ao Cinemark do Taguatinga Shopping para assistir ao filme Shrek 3 e, após a sessão de cinema, fizeram um lanche na praça de alimentação. Na quarta-feira (31/10), mais de 800 crianças passaram à tarde no Parque de Diversões Nicolândia, situado dentro do Parque da Cidade. As crianças puderam se divertir em todos os brinquedos, além de aproveitar do lanche repleto de cachorro-quente, pipoca, bolo, refrigerante e água. Estiveram presentes nos eventos uma equipe de voluntários do Sistema Cooperativo de Crédito, além de monitores que acompanham as crianças.  
Boneco do Coopera Criança anima a criançada

A programação ainda contou com uma ação voltada para o incentivo e divulgação da educação cooperativista que foi aplicada às crianças assistidas pelo projeto. No início do mês de setembro, voluntários foram até as entidades beneficiadas e distribuíram kits de revistinhas do programa Cooperjovem, além de orientações aos monitores e assistentes sociais das creches sobre a importância dessa data. O evento teve o apoio de um grande número de voluntários, entre eles funcionários e cooperados das entidades participantes, como a Confebrás, a Credisutri, o Sicoob Central DF, entre outras e a comunidade em geral.

Motivação
Na terceira quinta-feira do mês de outubro, celebra-se o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Nesse mesmo mês é, também, comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças. Data de grande divulgação na mídia e apelo comercial. De acordo com o 7° Princípio do Cooperativismo que declara as cooperativas como um instrumento de trabalho para a promoção do bem-estar de suas comunidades, por meio da execução de programas sócio-culturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis; todos os anos, essas instituições que zelam pela responsabilidade social, buscam comemorar o Cooperativismo de Crédito promovendo uma ação social.

VIII Gincana CREDIS promove integração entre dirigentes, colaboradores e funcionários das cooperativas de crédito do DF

Também, em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado em 18 de outubro, o Sicoob Central DF, com patrocínio do Bancoob, realizou mais uma vez a Gincana CREDIS que chega ao seu oitavo ano consecutivo. O dia de lazer e diversão aconteceu no último sábado (27/10), das 8h às 18h, no Centro de Convenções Israel Pinheiro. Participaram da gincana cerca de 100 crianças e 400 adultos. Estiveram presentes, além do diretor presidente José Alves de Sena, do diretor administrativo Miguel Oliveira e do diretor financeiro Hélio Pinha - todos da Central, dirigentes, colaboradores, funcionários das demais cooperativas de crédito filiadas e do Sicoob Central DF, e seus familiares.

Antes de iniciarem as competições e brincadeiras foi servido o café da manhã. Os participantes foram divididos em quatro equipes, definidas por meio de sorteio. As equipes Desjardins (verde), Luzzatti (azul), Raiffeinsen (vermelha) e Schultze (amarela) competiram nas modalidades vôlei misto, queimada mista, cabo-de-guerra, natação, futebol society masculino, truco, dança de salão, teste de conhecimentos sobre cooperativismo e tarefas surpresas. Os participantes só deram pausa para o almoço.

As equipes se preparam para as provas

As crianças também tiveram espaço garantido na festa. Puderam se divertir com banho de piscina, tobogã, futebol de sabão, pula-pula, cama-elástica, guerra de cotonetes e pintura de rosto. A odontóloga Alexandra Santana, do SESI, fez uma apresentação sobre higiene bucal às crianças, demonstrando a maneira certa de se escovar os dentes e usar o fio dental. A festa ainda contou com a animação da banda Sideral e de um DJ.

Ao final do evento, somados os pontos, a equipe azul, Luzzatti, comemorou o título de vencedora do primeiro lugar com muita festa e alegria. A equipe recebeu o troféu das mãos do presidente do Sicoob Central DF, José Alves Sena. A equipe verde, Desjardins, ficou em segundo lugar, seguida pela amarela, Schultze e, por último, a equipe vermelha, Raiffeinsen.


O presidênte do Sicoob Central DF faz a entrega do troféu à equipe vencedora
“Acredito que para todos aqueles que participaram dessa gincana, o mais importante foi a interação, a união, a participação e a alegria. Na verdade, estou muito feliz de ter participado, e sem dúvida nenhuma de ter sido uma das coordenadoras, de uma das equipes mais animada, mais unida que eu já participei”, resumiu Gláucia Ferreira, uma das coordenadoras da equipe azul, após a divulgação do resultado.
 
 


Sicoob Central DF - SCS Quadra 06 Bloco A - Nº 50 - Ed. SOFIA - Salas 501 A 507 - Brasília-DF.
CEP: 70306-902 - E-mail: sicoobdf@sicoobdf.coop.br - Fone: (61) 3204 5000 - Site: www.sicoobdf.coop.br